DICAS DE PRODUÇÃO

    Costura – Usar máquinas com maior rendimento e menor consumo de energia, é necessária uma linha de produção com processos enxutos e posicionamento correto de maquinários, seguindo uma ordem lógica e eficiente. Isso gera economia de tempo e recursos.

    Corte – Desperdício Zero: Utilize ferramentas com opções de encaixe (CAD) altamente eficientes para que haja uma otimização da área de corte, justamente com o intuito de usar todo o tecido, sem desperdícios, e modelagem 3D, que mostra o caimento da peça e os ajustes a serem feitos, evitando a pilotagem de várias amostras.
 

    Produtividade e carga horária - a fim de não sobrecarregar os funcionários, é necessário a ergonomia do mobiliário e do maquinário adequados para não prejudicar a saúde de seus operadores, bem como iluminação e ventilação adequada, aproveitando os recursos naturais sempre que possível, como janelas bem planejadas e posicionadas para uma melhor entrada de luz e circulação de ar, pois nessa área há uma enorme quantidade de poeira gerada pela própria costura(tecidos e linhas).

    Acabamento - O planejamento e a separação correta de insumos zíperes, botões, entre outros, além de agilizar os processos, faz com que os materiais não se percam, gerando prejuízo e mais resíduos.
 

   Passadoria - Buscar equipamentos mais eficientes que oferecem menor consumo de energia elétrica.
 

    Embalagem e Logística - Planejar a logística de entrega de mercadorias - A otimização dos processos resulta em maior produtividade com menos gastos, índice reduzido de desperdício de matéria-prima, uso controlado de insumos, de recursos naturais (energia e água, entre outros), uso reduzido e eficaz de produtos químicos nos processos de beneficiamento e tinturaria.